Com uma visão ecossistêmica do território, articula e desenvolve parcerias, elabora e executa projetos nas áreas de educação, cultura, tecnologia e meio ambiente, priorizando as populações excluídas e considerando diversas formas de inclusão, visando o desenvolvimento humano integral, a preservação do meio ambiente, os direitos dos cidadãos, o empreendedorismo social e a justiça ambiental. Dessa forma contribui para a melhoria da qualidade de vida de todos os seres que dividem os mesmos espaços, sendo as comunidades protagonistas nos processos de transformação e inserção social.
Além de embasar sua metodologia numa visão ecossistêmica, com fundamentação nos conhecimentos científico e tradicional, a Fundação Brasil Cidadão se inspira e se referencia nas temáticas globais das agendas internacionais como o Protocolo de Kyoto, as Metas de Aichi, a Década da Água e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Hoje, a instituição é referência em educação ambiental e na implementação de tecnologias sociais, o que lhe valeu o reconhecimento de importantes organizações, da mídia e da opinião pública.
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades através da concepção e implantação de propostas inovadoras em educação, cultura, tecnologia e meio ambiente, na busca do exercício pleno da cidadania, na conservação e preservação do patrimônio natural e cultural, focando as comunidades como protagonistas de todos os processos, priorizando crianças, adolescentes e mulheres.
Tornar-se referência na área de Desenvolvimento Local Sustentável, como um modelo de Organização Social que produza e incentive ações desenvolvimentistas efetivas nas áreas de Educação, Tecnologias Sociais, Cultura e Meio Ambiente em comunidades de baixo poder aquisitivo.
Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável do Brasil.
Participação solidária no desenvolvimento do Brasil.
Ética e transparência nas ações e relações.
Promoção do exercício da cidadania.
Equidade e justiça social.
Com metodologia baseada na gestão compartilhada, as comunidades são parceiras no planejamento e execução das atividades, envolvidas diretamente na implantação de ações de monitoramento, capacitações e programas de educação ambiental. Sua inspiração está alicerçada na visão ecossistêmica de território, na compreensão da teia da vida e suas conexões, como elaboradas por Fritjof Capra, e na educação libertadora do educador brasileiro Paulo Freire.
A Teia da Sustentabilidade é um programa que reúne vários projetos e ações, criados e desenvolvidos pela Fundação Brasil Cidadão no município de Icapuí, e patrocinado por organizações social e ambientalmente responsáveis.
Tem como características a sinergia e complementariedade dos projetos, a integração entre conhecimento científico e tradicional, a visão ecossistêmica de território, a gestão compartilhada com protagonismo das comunidades, a articulação institucional em rede e a implantação de tecnologias de baixo impacto e fácil replicabilidade.
A Teia da Sustentabilidade vem gerando significativo acervo de informações, disponíveis em um banco de dados, que se constitui numa eficaz ferramenta para a gestão ambiental do município.