Projetos

O Poder de Transformar

Na busca de instrumentos para transformar a realidade das comunidades de Icapuí, a Fundação Brasil Cidadão cria e articula ações e projetos com foco na conservação do patrimônio natural e sua importância para a qualidade de vida de todos os seres que compartilham os mesmos espaços no território.

 

Nesse processo, a educação ambiental desempenha significativo papel na mobilização das escolas públicas e de toda a sociedade, tornando-as protagonistas da própria história.

Simultaneamente, foram desenvolvidas tecnologias sociais que possibilitaram a implantação de atividades produtivas de baixo impacto e geradoras de renda como o cultivo sustentável de algas marinhas e a criação de abelhas nativas sem ferrão, como a Jandaíra, espécie ícone da cultura cearense e nordestina, cujo mel tem grande valor comercial.

 

A metodologia, inspirada na “Teia da Vida”, de Fritjof Capra, e na educação libertadora, do educador brasileiro Paulo Freire, gerou significativa mudança de atitude ao despertar nas comunidades a força do conhecimento e do pertencimento, do cuidado e de seu empoderamento, criando, assim, um novo jeito de caminhar, um jeito sustentável de ser e viver.

Educação

Cultural

Tecnologia

Meio Ambiente