Protagonismo das comunidades

As comunidades de Icapuí são protagonistas nos processos
de transformação social.

A partir de suas demandas, a Fundação Brasil Cidadão identifica situações e oportunidades e, por meio de projetos, busca soluções sustentáveis que preservem a qualidade de vida de todas as espécies que dividem o mesmo território.

Pertencimento, empoderamento e cuidado proporcionam significativa mudança de atitude com relação ao meio ambiente, gerando comprometimento com a sustentabilidade e o futuro do planeta.

Missão

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades através da concepção e implantação de propostas inovadoras em educação, cultura, tecnologia e meio ambiente, na busca do exercício pleno da cidadania, na conservação e preservação do patrimônio natural e cultural, focando a comunidade como protagonistas de todos os processos, priorizando crianças, adolescentes e mulheres.

Visão

Tornar-se referência na área de Desenvolvimento Local Sustentável, como um modelo de Organização Social que produza e incentive ações desenvolvimentistas efetivas nas áreas de Educação, Tecnologias Sociais, Cultura e Meio Ambiente em comunidades de baixo poder aquisitivo.

Valores

  • Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável do Brasil.
  • Participação solidária no desenvolvimento do Brasil.
  • Ética e transparência nas ações e relações.
  • Promoção do exercício da cidadania.
  • Equidade e justiça social.

Metodologia

Com metodologia baseada na gestão compartilhada, as comunidades são parceiras no planejamento e execução das atividades, envolvidas diretamente na implantação de ações de monitoramento, capacitações e programas de educação ambiental. Sua inspiração está alicerçada na visão ecossistêmica de território, na compreensão da teia da vida e suas conexões, como elaboradas por Fritjof Capra, e na educação libertadora do educador brasileiro Paulo Freire.

O que é Teia da Sustentabilidade?

A Teia da Sustentabilidade é um programa que reúne vários projetos e ações, criados e desenvolvidos pela Fundação Brasil Cidadão no município de Icapuí, e patrocinado por organizações social e ambientalmente responsáveis.

Tem como características a sinergia e complementariedade dos projetos, a integração entre conhecimento científico e tradicional, a visão ecossistêmica de território, a gestão compartilhada com protagonismo das comunidades, a articulação institucional em rede e a implantação de tecnologias de baixo impacto e fácil replicabilidade.

A Teia da Sustentabilidade vem gerando significativo acervo de informações, disponíveis em um banco de dados, que se constitui numa eficaz ferramenta para a gestão ambiental do município.