Projeto

Tecnologias Sociais

Na busca por instrumentos que transformassem a realidade social e econômica das comunidades de Icapuí, a Fundação Brasil Cidadão, através do Projeto “De Olho na Água”, patrocinado pela Petrobras, criou e articulou ações com foco na conservação do patrimônio natural e sua importância para a qualidade de vida para todas as espécies do território.

Foram desenvolvidas e implantadas tecnologias sociais que possibilitaram atividades de baixo impacto e geradoras de renda como o cultivo sustentável e o beneficiamento de algas marinhas e a criação de abelhas nativas sem ferrão.

A construção de mais de 500 canteiros bio-sépticos e mais de 500 cisternas para captação de águas pluviais em diversas comunidades melhoraram consideravelmente a qualidade da água e diminuiram a pressão sobre os lençóis freáticos.

Na comunidade de Barrinha foi construído um laboratório para estudos relacionados às algas marinhas e na Estação Ambiental um meliponário para pesquisas com a abelha jandaíra, além de um viveiro de mudas de mangue para recuperação do manguezal degradado pelas salinas e carcinicultura.


Galeria



Outros projetos