Projeto

Peixe vivo

O Projeto Peixe Vivo, apoiado pela Fundação Avina, teve como objetivo induzir a população a uma mudança de atitude com relação à natureza e à utilização dos recursos naturais.

O primeiro passo foi a formação de uma equipe multidisciplinar de 30 educadores, incluindo professores das escolas públicas, técnicos da SEDEMA e agentes ambientais, jovens lideranças comunitárias.

O conceito de sustentabilidade pode ser incorporado nos processos da vida cotidiana por meio de capacitações, de campanhas de sensibilização e de mobilização das comunidades.

Como primeira meta, foram envolvidos 600 alunos e suas famílias na produção de mudas para recuperação de áreas degradadas no município. Simultaneamente, a criação de grupos de estudos introduziu nas comunidades debates, reflexões e práticas sobre a importância da preservação ambiental para a atual e as futuras gerações.

Além de abordar questões essenciais para a qualidade de vida como a reciclagem, a destinação do lixo e dos resíduos sólidos, o Projeto envolveu também a arte, abrindo espaços para exposições e feiras, nas quais as comunidades podiam se expressar e divulgar sua cultura.

Uma das mais importantes conquistas do Projeto foi a elaboração, com efetiva participação das comunidades, do Código de Ética Ambiental de Icapuí.


Galeria



Outros projetos