Projeto

Esse mar é meu

O foco do projeto é a mudança de atitude da sociedade em relação à utilização dos recursos naturais, incorporando o conceito de sustentabilidade nos processos produtivos e nas ações cotidianas.

Para isso foi preciso desenvolver o Planejamento e a Gestão Ambiental para a conservação significativa do patrimônio natural do Município, assim como fomentar o desenvolvimento sócio-econômico sustentável.

O Plano Participativo e a Gestão Ambiental foram feitos através da identificação de áreas críticas para a conservação e recuperação, da criação do Sistema Municipal de Unidades de Conservação, do Projeto-Piloto do SMUC, que é a ampliação da APA de Ponta Grossa, e do Projeto-Piloto de recuperação de habitats degradados, com a proteção das áreas de preservação permanente.

Para se alcançar o Desenvolvimento Sócio-Econômico Sustentável é preciso criar alternativas econômicas de baixo impacto; dar ênfase ao cultivo e à exploração sustentável de algas marinhas; e adotar um núcleo de produção de artefatos de coco.

ESSE MAR É MEU foi o primeiro Projeto de Ecodesenvolvimento da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza no Brasil. Dentre os vários resultados alcançados, a mudança de atitude da população com relação ao meio ambiente foi um dos mais significativos.

 


Galeria



Outros projetos