Construção Sustentável Permacultura e Ecologia

PROPOSTA
O enfoque principal desse curso é a Permacultura, através das bioconstruções, utilizando terra crua e bambu.
Podem participar no máximo 30 pessoas. Está incluso no pacote o transfer de ida e volta de Fortaleza até Tatajuba (ônibus e carros 4×4), alimentação, hospedagem em barraca ou casas locais, café da manhã, almoços e jantas (na comunidade) e 03 facilitadores competentes.

FACILITADORES:
Magela Moraes – Arquiteto, bioconstrutor, responsável pela obra dos chalés ecológicos.
Rejane Sant’Ana – Arquiteta, especialista em gestão ambiental, bioconstrutora, também responsável pela obra dos chalés ecológicos.
João Paulo – Permacultor, articulador da Rede de Permacultura do Ceará.

DURAÇÃO:
04 dias

LOCALIZAÇÃO
A comunidade de Tatajuba fica no extremo oeste do litoral cearense, no município de Camocim, após a conhecida localidade turística de Jericoacoara. Tatajuba é um lugar mágico! Em meados do século passado, esta comunidade de pescadores e agricultores tiveram sua vila soterrada em decorrência do caminhar de suas imponentes dunas. Hoje, em busca de lugares mais seguros, tiveram que ocupar diferentes espaços, configurando-se em quatro vilas: Nova Tatajuba, Vila São Francisco, Baixa da Tatajuba e Vila Nova. Duas vezes a cada dia, Nova Tatajuba é ilhada, quando um braço de mar é tomado pelas águas da maré cheia. De sobre o Morro Branco, duna mais próxima do mar, a vista panorâmica da área nos tira o fôlego! Mais estonteante ainda é o pôr-do-sol dali – a beleza é indescritível!

Alguns moradores estão construindo eco-chalés, com técnicas de bioconstrução variadas, para poder hospedar visitantes e amigos!

PROGRAMAÇÃO
1º Dia – 04/09 (Sexta-feira):
Pela manhã, saída de Fortaleza às 08h da Praça Cristo Rei em direção ao distrito de Parazinho – Granja. Almoço em ponto de apoio na estrada (não incluso). Chegando ao Parazinho, conexão “pau-de-arara” e transfer até Tatajuba com carro 4×4 (aproximadamente 6h30min de viagem no total). Chegada a Tatajuba e alojamento. À noite, começaremos oficialmente a programação com a introdução aos temas da permacultura e bioconstrução.

2º Dia – 05/09 (Sábado):
Após café da manhã, saída de 4×4 para chegar até a casa do “Seu Raimundo”, onde iniciaremos a prática do superadobe. Almoço incluso. Após o almoço, oficina de bambu (demonstração de espécies, usos e técnicas de plantio e reprodução de mudas). Continuação do superadobe. No fim da tarde, banho de lagoa para espantar o cansaço. Jantar na sede da Associação dos Moradores (ACOMOTA). Noite de apresentação de aula sobre saneamento ecológico, atividade do dia seguinte.

3º Dia – 06/09 (Domingo):
Após café da manhã, saída de 4×4 para chegar até a casa do “Seu Raimundo”, onde iniciaremos a prática do superadobe. Almoço perto da lagoa da Torta. Volta às atividades do superadobe e início das atividades de saneamento ecológico. Ao final das atividades, banho de lagoa para relaxar. Noite livre e fogueira musical.

4º Dia – 07/09 (Segunda):
Após o café da manhã, tempo livre até as 10h, quando começaremos nossa viagem de retorno à Fortaleza, no “pau-de-arara” até o distrito de Parazinho e conexão com micro-ônibus que nos levará de volta à capital. Almoço em ponto de apoio na estrada (não incluso). Previsão de chegada em Fortaleza às 18h30.

VALORES
R$ 190,00 com barraca
R$ 240,00 hospedagem em casa

Forma de pagamento: à vista em dinheiro

Incluso
– 03 diárias com café da manhã em barraca ou casas de família locais;
– Transporte Fortaleza-Tatajuba-Fortaleza;
– 03 jantares e 02 almoços;
– Facilitadores especializados;
– Transporte do local de hospedagem ao local das atividades.

Não-incluso
– Bebidas;
– Despesas pessoais;
– Gorjetas;
– Refeições não mencionadas na programação;
– Despesas extras;
– Seguro Viagem (consultar sobre o valor);
– Passeios não mencionados no roteiro.

Aconselha-se levar consigo:
– Protetor solar;
– Boné ou chapéu;
– Espírito de adaptação;
– Instrumentos musicais;
– Boa vontade!

CONTATO
(85) 9114-1312 / 9632-8386
joaopaulobrega@hotmail.com
www.tucum.org

Leia também