Fale conosco  
 

Últimas

Projeto Recuperação da Lagoa do Batoque/Aquiraz-CE

16-05-2011


A Associação Comunitária dos Moradores do Batoque da Reserva Extrativista (RESEX) do Batoque/ICMBio, localizada no município de Aquiraz-Ce, foi contemplada, por seleção pública de projetos em 2010 pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Ambiental. O projeto aprovado “Recuperação da Lagoa do Batoque, Aquiraz-Ce” visa promover ações para a recuperação ambiental da Lagoa utilizando técnicas de Permacultura (cultura permanente). Será realizada uma série de atividades, tais como a construção de 80 canteiros bio-sépticos em residências da comunidade próximas à lagoa; cursos de Educação Ambiental focando a conservação de recursos naturais, a sensibilização e o envolvimento coletivo dos moradores da região; a revegetação de 10 hectares de mata ciliar da lagoa, pelo plantio de 25.000 mudas de espécies nativas; e a realização de cursos para produção local de adubo, utilizando uma técnica conhecida como compostagem.

A Associação conta com parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que é o órgão responsável pela gestão da RESEX. A equipe de analistas ambientais da unidade foi responsável pela elaboração do projeto e vem colaborando em todas as ações desenvolvidas. O projeto também conta com a parceria da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE), Prefeitura de Aquiraz e IBAMA.

A duração do projeto será de dezoito meses, contados a partir do início desse ano. As ações do projeto possibilitarão a recuperação do principal recurso hídrico superficial da RESEX, conscientizando a comunidade quanto à importância da conservação do meio ambiente, e, dessa forma, garantindo a melhoria da qualidade de vida local. Os resultados alcançados serão divulgados para a sociedade em geral.

Para maiores informações acesse o link a seguir:

http://recuperacaodalagoadobatoque.blogspot.com/

 

SAIBA MAIS

Juíza de Icapuí prestigia Fundação Brasil Cidadão
Dia Nacional das RPPNs
Fundação Brasil Cidadão lançará livro "Memória Viva de Icapuí"
FBC participa do encontro preparatório SESC/Povos do Mar
UFPE visita Projeto “De Olho na Água”

 

Convite do evento de abertura do projeto
 

2004. FUNDAÇÃO BRASIL CIDADÃO PARA A EDUCAÇÃO, CULTURA E TECNOLOGIA.
Rua osvaldo cruz, 01 sala 1508, CEP 60125-150 :: Telefax (85) 3268-2778
E-mail: faleconosco@brasilcidadão.com.br :: Web Site: www.brasilcidadao.org.br
   
 
Quem Somos Projetos Parceiros Voz Ativa Notícas