Fale conosco  
 

Últimas

Turismo Comunitário

27-06-2008

Descubra os novos caminhos do turismo cidadão e sustentável em Icapuí - CE.

Ponta Grossa

Situada dentro de uma APA – Área de Proteção Ambiental, tem rochedos, falésias, denso coqueiral, areias coloridas e dunas que compõem a paisagem assegurando encanto e beleza.

Roteiro: caminhadas, trilhas ecológicas, viveiro de plantas nativas, passeio de jangada, mergulho, gastronomia, museu de peças arqueológicas de Josué Crispim e a convivência com o cotidiano de pescadores. Ponta Grossa faz parte da REDE TUCUM embasado na idéia de que “ Turismo comunitário é aquele no qual as populações locais possuem o controle efetivo sobre o seu desenvolvimento e gestão. Além da gestão comunitária da infra-estrutura, o respeito ao meio ambiente , a valorização da cultura local e na economia solidária. As comunidades de Ponta Grossa, Requenguela e Barrinha estão sendo beneficiadas com um projeto de esgotamento sanitário biológico e captação de água de chuva, com o apoio do Programa Petrobras Ambiental, realizado pela Fundação Brasil Cidadão – FBC, o que confere um grande diferencial da maior importância relativo apo enfrentamento do problema da água.

Informações e reservas:

Associação de Turismo, Meio Ambiente e Cultura - ASTUMAC
Eliabe Crispim - Coordenador de Turismo
(00 55 88 88264239)
(00 55 88 92460744)

Redonda

Além da linda praia, da gastronomia especial, de equipamentos turísticos dos próprios pescadores, os grupos de teatro “ Flor do Sol” e “ Sol Nascente” encantam pela beleza com que transforma a arte em ferramenta de
cunho pedagógico, ambiental e político.

Contatos:

Cleilton, Talupa, Carla e Aline
(00 55 88 34323067)

Barrinha

Projeto “ Mulheres de Corpo e Alga”. A comunidade começa a mudar atitude em relação ‘a exploração predatória das algas marinhas e o cultivo sustentável é hoje uma realidade.

Plantadas no mar, passando por um processo de secagem com qualidade são depois beneficiadas e o AGAR-AGA é transformado em alimentos e cosméticos. São 12 famílias envolvidas onde os homens cuidam do cultivo e as mulheres do beneficiamento. O processo é artesanal e as jovens envolvidas acreditam num futuro mais promissor. O grupo construiu sua sede laboratório à base da bioconstrução, sua horta inspirada na Permacultura e utilizam energia eólica, esgotamento sanitário biológico e captação de água de chuva como tecnologias limpas e alternativas. Os produtos são bastante procurados. Xampu, sabonete,creme, gelatina, mousse, panquecas e pizzas são comercializados no mercado local. Os alimentos à base de algas marinhas pretendem ser servidos em merenda escolar e já atendem a vários projetos sociais.

AMBAR – Associação dos Moradores da Barrinha
Aldeneide, Biana, Lidimaura, Marli, Francileide, Leandra, e Célia.
(00 55 88 88218133) Mauricio – Relações públicas
(00 55 88 88084713) Biana.


Requenguela

A praia de Requenguela guarda os 25% restantes do manguezal de Icapui. É nessa praia que será implementada o Projeto da “ Estação Ambiental Mangue Pequeno” , o primeiro Parque Ambiental Costeiro do Estado do Ceará. Com roteiro turístico ambiental, passarelas suspensas e observatório da vida selvagem o parque conta com o apoio do Programa Petrobrás Ambiental , realizado pela Fundação Brasil Cidadão FBC. Além do parque toda as famílias serão beneficiadas com o esgotamento sanitário biológico e com cisternas para captação de água de chuva.


Córrego do Sal

Aqui se degusta a melhor galinha caipira com direito a doce de coco de sobremesa!

Potencialidades:
01 - Natureza
02 - Organização comunitária (Associação de Moradores)
03 - O protagonismo das mulheres
04 - Horta comunitária
05 - Criação de caprinos e ovinos
06 - Galinha caipira
07 - Pequeno investimento de abelhas sem ferrão
08 - Gastronomia
09 - Tranquilidade que o ligar oferece.
10 - Convivência com o cotidiano da comunidade
11 - Uma cozinha comunitária

Desde 1997 uma Associação Comunitária dos Moradores, e com a sua instituição foi possível dar início a melhoria nos serviços básicos, com a implantação da energia elétrica, um poço de água comunitário, estrada, construção da igreja, transporte escolar, agente de saúde, coleta de lixo e uma sala de aula para os idosos. Vem desenvolvendo a experiência do Turismo Comunitário-Rural, tendo em vista a sua beleza natural, sua história social, sua
gastronomia que é referência na região e, sobretudo a hospitalidade da sua gente e a tranqüilidade que o lugar oferece. Tudo isso é fruto da organização e mobilização desta comunidade que tem apenas 16 famílias e uma população aproximada de 64 habitantes e que sonha com uma realidade cada vez mais promissora de dias melhores, focada nos princípios da organização, gestão compartilhada, mudança de atitude e a sustentabilidade.

Tremembé

Aqui acontecem os Acampamentos Latino Americano de Juventude e o anual “ Abraço ao Mar´. A Pousada e Restaurante Tremembé, foi fundada no ano de 1999 com o objetivo de promover o turismo comunitário responsável, fornecer o intercambio cultural, o desenvolvimento sustentável da economia local e projetos na área social. Administrada pela Associação Caiçara de Promoção Humana, uma ONG local que trabalha com o protagonismo juvenil, geração de atividades econômicas por meio da economia solidária, turismo social-ecológico responsável, promoção do associativismo e cooperativismo.

Tremembé é uma comunidade de pescadores localizada em Icapuí-Ce, a 190 Km de Terra de gente hospitaleira, Tremembé encanta pela sua simplicidade, tranqüilidade e beleza das suas paradisíacas paisagens. A vila fica aproximadamente a 500 metros da pousada, uma excelente oportunidade de fazer uma caminhada, conhecer os costumes e a cultura local. A região conta com extensa orla marítima de falésias e belezas naturais.

Contato:

(00 55 88 99644440)
(00 55 88 92185635)
E-mail: pousadatremembe@yahoo.com.br
Site: www.pousadatremembe.com.br

 

SAIBA MAIS

Juíza de Icapuí prestigia Fundação Brasil Cidadão
Dia Nacional das RPPNs
Fundação Brasil Cidadão lançará livro "Memória Viva de Icapuí"
FBC participa do encontro preparatório SESC/Povos do Mar
UFPE visita Projeto “De Olho na Água”

 

Vista das falésias na praia de Peroba
 

2004. FUNDAÇÃO BRASIL CIDADÃO PARA A EDUCAÇÃO, CULTURA E TECNOLOGIA.
Rua osvaldo cruz, 01 sala 1508, CEP 60125-150 :: Telefax (85) 3268-2778
E-mail: faleconosco@brasilcidadão.com.br :: Web Site: www.brasilcidadao.org.br
   
 
Quem Somos Projetos Parceiros Voz Ativa Notícas