Karen Millen Sale Karen Millen Dresses Sale
Situação da água no mundo é “inaceitável”
Fale conosco  
 

Destaques na imprensa

Situação da água no mundo é “inaceitável”

22-03-2005

OMS ALERTA
Diário do Nordeste, 22 de Março de 2005. Fortaleza, Ceará

Genebra - O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Jong Wook Lee, afirmou ontem que a falta de água potável é grande no mundo e avaliou como “uma situação inaceitável” a conseqüente pandemia de doenças relacionadas com o problema.


O diretor-geral da OMS disse que um número estimado em 30.000 pessoas, na maioria crianças, morrem de diarréia causada por falta de água potável a cada semana.

“As pessoas que podem abrir a torneira e têm acesso à água limpa para beber, cozinhar e tomar banho geralmente têm garantido este direito, enquanto mais de um bilhão de nossos irmãos têm pouca escolha além do uso de fontes potencialmente nocivas para a saúde”, destacou Lee.

“A cada semana, doenças diarréicas facilmente evitáveis matam 30.000 pessoas, a maioria das quais, crianças. Esta é uma crise humanitária silenciosa que impede a conquista das Metas de Desenvolvimento do Milênio”, frisou. As metas, adotadas por uma cúpula da ONU celebrada no ano 2000, incluem a redução à metade do número de pessoas sem acesso à água potável - atualmente estimado em 1,1 bilhão - até 2015. Dois anos depois, uma cúpula mundial sobre desenvolvimento sustentável, em Johannesburgo, adicionou um compromisso para reduzir à metade o número de pessoas sem acesso a saneamento básico, cerca de 2,4 bilhões.

Poucos progressos foram feitos sobre cada meta. “A necessidade humanitária de ação é clara”, afirmou Lee. “Estima-se que um investimento adicional de cerca de 11,3 bilhões de dólares ao ano, além dos gastos atuais, poderia resultar em um lucro de 84 bilhões de dólares ao ano”, destacou. Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água.



2004 Editora Verdes Mares. Todos os direitos reservados.
Enviado por Bosco Carbogim (boscocarbogim@promosell.com.br)


 

SAIBA MAIS

Juíza de Icapuí prestigia Fundação Brasil Cidadão
Dia Nacional das RPPNs
Fundação Brasil Cidadão lançará livro "Memória Viva de Icapuí"
FBC participa do encontro preparatório SESC/Povos do Mar
UFPE visita Projeto “De Olho na Água”

 

 

2004. FUNDAÇÃO BRASIL CIDADÃO PARA A EDUCAÇÃO, CULTURA E TECNOLOGIA.
Rua osvaldo cruz, 01 sala 1508, CEP 60125-150 :: Telefax (85) 3268-2778
E-mail: faleconosco@brasilcidadão.com.br :: Web Site: www.brasilcidadao.org.br
   
 
Quem Somos Projetos Parceiros Voz Ativa Notícas