Sítios Arqueológicos

Locais onde podem ser encontrados fósseis e artefatos de origem indígena e européia. Guardam a origem das comunidades e contam um pouco da história local (dos índios que habitavam a região e da colonização européia). Valor histórico-cultural e turístico. Além dos sítios arqueológicos já conhecidos, muitos outros ainda podem ser descobertos, principalmente na faixa litorânea do município, ao longo da bacia do córrego da mata e até mesmo em sua porção marítima, onde poderão ser encontrados destroços de embarcações que naufragaram na região.

Sítio Arqueológico – colonização européia (Ponta Grossa e Retiro Grande)

Locais onde podem ser encontrados artefatos de origem européia. Contam um pouco da história da ocupação da região (no século XVIII havia um forte português que protegia esta porção do litoral cearense da ação de holandeses e franceses, também podem ser encontrados objetos holandeses).

Sítios Arqueológicos – ocupação indígena (Dunas de Ponta Grossa, Peroba e Picos)

Conforme os moradores da região são encontrados em diversas porções destas comunidades artefatos indígenas (cachimbos, colheres, potes etc). Tais artefatos possuem grande valor histórico-cultural porque permitem-nos conhecer um pouco mais sobre os povos que outrora ocuparam este território. Possui também grande valor turístico. Além destes locais, muitos outros sítios com artefatos indígenas devem existir no município, principalmente nas proximidades de recursos hídricos (fontes, lagoas e a bacia do córrego da Mata).

Sítio Arqueológico – colonização européia (Mata Fresca)

Foi um dos primeiros pontos a ser ocupado pelos colonizadores (notadamente o pecuarista português Antônio de Sousa Machado), conforme Josué Crispim (pescador e arqueólogo de Ponta Grossa), no entorno da Capela da Mata (edificada pelo referido português) devem haver diversos artefatos daquela época, Josué acredita também que Antônio de Sousa Machado e sua esposa podem ter sido enterrados na capela. Além destes locais, outros sítios arqueológicos devem existir na área de Ibicuitaba e em um lugar próximo a Tanque de Lima (Aracati), chamado de buraco dos Holandeses.

 
 
 
 
 
Sede Administrativa
FUNDAÇÃO BRASIL CIDADÃO PARA A EDUCAÇÃO,
CULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE
Rua Osvaldo Cruz, 01 Sala 1508 - CEP 60125-150
Telefax (85) 3268.2778
Email: faleconosco@brasilcidadao.org.br
Website: www.brasilcidadao.org.br
Base Operacional de Icapuí
Rua Floriano Monteiro, S/N - Praça da Matriz
Centro - CEP: 62.810-000 - Icapuí / Ceará
Email: faleconosco@brasilcidadao.org.br
Website: www.brasilcidadao.org.br